fbpx
Home / Dicas / Câmbio Automático ou Manual – prós contras e a diferença entre eles

Câmbio Automático ou Manual – prós contras e a diferença entre eles

Se você está pensando em comprar ou trocar de carro, provavelmente você já deve ter ficado em dúvida entre escolher um automático ou manual. Se isso já aconteceu com você, não se preocupe, neste texto você irá descobrir tudo sobre cada um deles e assim escolher com qual mais se identifica. Acompanhe o texto abaixo.

O carro de câmbio manual é o preferido dos brasileiros e também o mais comum no país, além de ser um modelo mais barato ele possibilita aquela sensação de velocidade e controle que os motoristas tanto gostam.

Porém, o modelo manual vem ganhando espaço no Brasil e conquistando muitos motoristas, principalmente nas cidades grandes, onde o engarrafamento é constante.

Mas antes de mostrar os prós e contras de cada um, vamos entender o que é o câmbio e/ou transmissão.

Câmbio e/ou Transmissão

Todo veículo possui uma caixa de câmbio ou sistema de transmissão, o que diferencia um do outro é ser automático ou manual (mas isso é assunto para o próximo tópico).

O câmbio de um carro é composto pelos seguintes elementos:

  • Volante;
  • Embreagem;
  • Eixo de transmissão, e em alguns casos o diferencial;
  • E o câmbio.

O câmbio é responsável por permitir o fornecimento de energia do motor para as rodas, fazendo com que o carro seja capaz de andar.

Existem dois tipos de câmbios, que são eles os automáticos e manuais, os dois tem suas diferenças, como as peças que os compõem e o preço, porém, os dois têm a mesma finalidade e desenvolvem as mesmas funções.

Câmbio Manual

Como citado no começo do texto, o carro de câmbio manual é o preferido e o mais comum no Brasil, por ser mais barato em comparação com o automático.

Esse modelo permite que o próprio motorista troque as marchas mais apropriada para o deslocamento do carro, dando a ele a total liberdade de conduzir o veículo, sem a ajuda de um sistema automático.

O câmbio manual é composto por:

  • Cabos;
  • Alavancas;
  • Embreagem;
  • E Disco Platô.

Para que seja possível trocar a marcha do carro usando um câmbio manual, é preciso pisar na embreagem, movimentar a alavanca do câmbio e retirar o pé da embreagem. Além disso, o normal é que os câmbios manuais tenham até 5 marchas apenas, que são elas 1º,2º,3º,4º,5º e a marcha ré. Onde cada um deles indica uma força de motor diferente.

Prós e Contras

A principal vantagem do câmbio manual é o preço, comparado com o automático. Se usado da maneira correta, o gasto de combustível tende a ser menor também.

A opção perfeita para quem mora em lugares que não tem muito congestionamento. Ele confere ao motorista uma sensação de mais controle sobre o carro e respostas mais rápidas em arrancadas e ultrapassagens.

O carro manual apesar de ter uma manutenção mais barata, ele exige reparos com mais frequências, porém, é mais barato na hora de fazer manutenção em comparação com os automáticos.

Ele exige mais atenção do motorista, além de ser mais cansativo por conta do uso do pedal da embreagem, e se utilizado de maneira incorreta pode sim promover maiores gastos, além de provocar grandes danos ao motor.

Câmbio Automático

O carro de câmbio automático ainda não são muito utilizados no Brasil. O sistema de transmissão automática funciona através de pressão de óleo. Além, de contar com mecanismos elétricos responsáveis por realizar a troca de marcha.

O câmbio automático não tem embreagem, é um componente chamado conversor de torque que faz a ligação entre a caixa de transmissão e o motor.

As marchas são definidas por engrenagens epicicloidais, popularmente chamadas de planetárias (diferentes daquelas presentes nos sistemas manuais). Por esse motivo o câmbio automático também é chamado de epicíclico.

Na transmissão automática não é preciso trocar de marcha. O mais comum é que existam câmbios automáticos com 6 marchas, no entanto, você sempre verá marcações em forma de letras junto à alavanca do câmbio.

Na maioria das vezes essas letras significam:

  • N: ponto morto;
  • P: usada enquanto o carro está parado;
  • D: acionamento para andar;
  • E a marcha R ré.

Prós e Contras

O câmbio automático é perfeito para pessoas que moram em lugares mais tranquilos, onde tem muito engarrafamento.

Ele é mais confortável que o manual, devido a falta necessidade de acionar o pedal da embreagem, ou ficar trocando de marchas, pois o sistema faz isso sozinho, sem o motorista gastar muita energia ao volante. Além disso o câmbio automático é mais durável e seguro.

As desvantagens de um carro de cambio automático são: o custo de manutenção e o custo na hora da compra, por ter um sistema de câmbio diferenciado dos demais.

O câmbio automático consome mais combustível, e o gasto com trocas de óleo tendem a ser mais frequentes.

Diferença entre Câmbio Manual e Câmbio Automático

A maior diferença entre os dois modelos de câmbio é em relação ao preço, que pode ser mais ou menos um percentual de 20% em relação ao carro de câmbio manual. A diferença entre gastos com trocas de óleo e manutenção também são grandes.  

A forma de dirigir de cada veículo também muda, o câmbio manual exige mais atenção do motorista. Já o automático permite maior liberdade para o motorista pois não exige com que ele fique com o pé na embreagem o tempo todo.

Agora que você já sabe tudo sobre o Câmbio automático e o manual e está querendo vender seu carro para investir em um modelo diferente, ou que tenha um modelo de câmbio diferente do seu, nós temos uma dica que pode te ajudar com isso.

A Avalie Melhor é uma concessionária de vendas de carro online, o jeito mais rápido e seguro de vender seu carro.

Com profissionais autorizados que realizam uma avaliação gratuita do seu veículo e oferecendo o seu carro para centenas de lojistas.

E se você aceitar a proposta de venda, o pagamento é realizado em até 1H e 30M, de forma rápida segura e sem burocracia.

Solicite agora mesmo uma avaliação gratuita do seu carro.  

Verifique também

como-vender-seu-carro-sem-perder-dinheiro

Como vender seu carro sem perder dinheiro

Chegou a hora de vender seu carro usado e você quer deixar o veículo mais …