fbpx
Home / Curiosidades / Como saber o valor de um carro na Tabela Fipe

Como saber o valor de um carro na Tabela Fipe

Se você está interessado em vender ou comprar um carro, saiba que existe uma ferramenta para auxiliar você. Estamos falando da Tabela FIPE.

A Tabela FIPE foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos, além de ser usada como base para contratos e seguros.

Mensalmente, essa fundação divulga uma tabela com o preço médio de veículos fabricados a partir de 1985. Contudo, os preços verdadeiramente praticados variam de acordo com a região, estado de conservação, acessórios, cor e outros fatores que influenciam a oferta e procura por um determinado veículo.

A Tabela Fipe contém todos os índices de valores de carros, caminhões e motos. Para serem estabelecidos os preços, são descartados valores altos ou baixos demais. Isso é feito para que não haja divergência nas estatísticas, levando em consideração os preços médios.

Sem sombra de dúvida a Tabela Fipe é o maior mecanismo na referência de preços existente no mercado atual de veículos.

Como calcular o valor de um carro

É bastante comum que a forma como a tabela é calculada gere dúvidas e questionamentos. O preço é estabelecido depois de várias pesquisas realizadas em lojas, classificados e revendedoras.

O índice é baseado na coleta de preços de carros, motos e caminhões usados, seminovos e novos no mercado nacional.

Em posse dos valores, pesquisadores descartam os preços muito altos, baixos ou com alguma discrepância estatística.

Os números restantes são usados para criar uma média, e é esse o valor que vai constar para aquele determinado veículo na tabela.

Para começar, é feito um levantamento de dados nos quais a instituição responsável consultam os valores de venda dos automóveis.

Depois deste primeiro processo, são descartados os valores que estão altos ou baixos demais, evitando-se assim discrepância no preço médio da tabela FIPE.

Feito isso, são realizados os cálculos médios de preço de acordo com a marca, ano, modelo e o outras características do veículo.

Assim é calculado o valor da tabela, que será efetivamente usado como referência em todo o mercado.

É importante salientar que, na base de cálculo da FIPE, não são avaliados veículos de uso profissional ou especial como ambulâncias e viaturas policiais. 

 

Onde consultar a tabela FIPE?

A instituição tem um site que te permite fazer pesquisas de valores de inúmeros veículos, seja carro, moto, caminhão, ônibus, etc.

A pesquisa é tão completa que é possível, além de colocar o ano do veículo, indicar qual é o modelo, potência do motor, quantidade de portas, se o veículo é ou não flex, entre outros.

Agora que você já sabe como é calculado o valor de um carro pela Tabela Fipe e está pensando em vender o seu, a Avalie Melhor pode te ajudar com isso.

Somos uma revendedora de carros online, onde temos disponível uma versão da Tabela Fipe, que você pode consultar de uma forma rápido e fácil clicando aqui.

Realizamos uma avaliação gratuita, e oferecemos o seu carro para centenas de lojistas.

E se você aceitar a proposta de venda, realizamos o pagamento em até 1H e 30M, de forma rápida e sem burocracia.

Solicite agora mesmo uma avaliação gratuita do seu carro e saiba quanto ele está valendo na Tabela Fipe. 

 

 

Verifique também

como-vender-seu-carro-sem-perder-dinheiro

Como vender seu carro sem perder dinheiro

Chegou a hora de vender seu carro usado e você quer deixar o veículo mais …