fbpx
Home / Dicas / O que você precisa saber antes de decidir vender seu carro

O que você precisa saber antes de decidir vender seu carro

 

No primeiro semestre de 2018 a venda de carros cresceu em 14,6%. Quanto mais pessoas estão querendo comprar, mais estão querendo vender, seja por uma venda feita totalmente online ou presencialmente.

Há diferentes maneiras de vender um carro, e hoje vamos lhe contar tudo o que é preciso saber antes de tomar essa decisão, evitando dores de cabeça e futuros problemas.

Acompanhe o texto abaixo.

   –  Escolha onde você quer vender

 

O primeiro ponto já é autoexplicativo, saber escolher onde você quer vender seu carro vai determinar todo o resto do processo.

  • Quando se escolhe o meio digital para fazer isso, o primeiro passo é verificar se o site é seguro, checar os comentários é uma boa dica, ver o que as pessoas estão falando é um modo de saber se aquele site cumpre com suas promessas. Todos os sites seguros contém HTTPS em sua URL, ele fica na barra de pesquisa antes do endereço de identificação.
  • Se a venda for feita de modo presencial, certifique-se de que a loja realmente existe, que ela tem um ponto físico, que os funcionários são autorizados. Pesquise sobre quem já vendeu para essa empresa também é outra dica valiosa, assim você fica sabendo se eles realmente pagam e cumprem com os prazos.
  • Caso a venda seja feita de modo particular, só você e o comprador, sem a intermediação de uma concessionária, saiba que ela demanda mais tempo e paciência, se seu caso for fazer uma venda rápida, essa pode não ser a melhor opção, principalmente quando não se tem uma pessoa conhecida interessada a comprar o carro, acaba ficando mais difícil. Uma boa dica é colocar um anúncio do próprio carro, para ajudar com a visibilidade.  

   –   Documentação Necessária Para Venda

A documentação é algo de extrema importância para realizar a venda de um carro, se ela estiver toda em dia, pode evitar uma série de problemas.

Veja a lista abaixo de quais documentos precisam estar em dia.

  • CRV (Certificado de Registro do Veículo)

Esse documento é emitido no primeiro emplacamento do veículo. Caso você não o tenha em mãos, basta solicitar a segunda emissão do documento no DETRAN de seu Estado.

  • CRVL ( Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)

O CRVL é uma taxa anual que permite a circulação do veículo em território nacional e possui seu vencimento conforme o final da placa. Caso você tenha o seu ou está com o pagamento atrasado é preciso regularizar o quanto antes, pois sem ele é impossível fazer a venda do carro.

  • Débitos em aberto

Verificar toda a parte de débito do veículo como: IPVA, DPVAT e multas é muito importante. O atraso nas contas do carro, pode levar o comprador a desistir de comprar. Por isso, sempre procure estar com os pagamentos em dia, sempre verificando e guardando cada recibo.

    –  Quanto está valendo o seu carro?

 

Saber quanto vale o seu carro é essencial para que você não o venda com o valor muito abaixo do qual ele realmente vale.

Mas sempre tenha em mente que o seu carro desvaloriza a partir do momento que sai da concessionária.

Antes de estipular um preço para seu carro, faça uma pesquisa na internet por veículos iguais ao seu, veja quanto estão valendo hoje no mercado, saiba se tem algum novo modelo dele no mercado, isso também pode acabar ajudando a desvalorização na hora estipular um preço.

É importante também fazer uma consulta na TABELA FIPE, ela indicará qual é o preço médio do seu veículo no mercado nacional atualmente.

O tempo ideal para vender um carro é entre 3 a 5 anos, para veículos luxuosos o prazo fica de até 3 anos, o tempo de uso é levado em consideração na hora de estipular um preço.

Outra coisa importante para ressaltar, é que se o seu carro possui 3 anos e apenas um único dono, ele é considerado seminovo, o que pode valorizá-lo na hora da venda.

Agora você já sabe tudo o que é preciso para vender seu carro.

E que tal vender seu carro agora? a AVALIE MELHOR, tem um sistema incrível de venda de carros, realizando uma avaliação gratuita, e oferecendo o seu carro para centenas de lojistas.

Se você aceitar a proposta realizamos o pagamento em até 1H e 30M, de forma rápida e sem burocracia.

Solicite agora mesmo uma avaliação do seu carro e saiba quanto ele está valendo.

 

 

Verifique também

como-vender-seu-carro-sem-perder-dinheiro

Como vender seu carro sem perder dinheiro

Chegou a hora de vender seu carro usado e você quer deixar o veículo mais …