fbpx
Home / Dicas / Revisão do carro: 5 motivos para não perder o prazo

Revisão do carro: 5 motivos para não perder o prazo

A revisão do carro é algo fundamental e extremamente recomendado para o bom funcionamento do veículo. No entanto, alguns motoristas são desatentos a essa necessidade. 

Há diversas razões para que o fabricante e as seguradoras cobrem isso dos proprietários, afinal é um ganho para todos. Sem a manutenção preventiva, o carro desgasta mais rápido e pode gerar custos altos para o motorista. 

 

Além disso, carro com a revisão em dia é sinal de segurança para os passageiros e economia para o proprietário. 

 

Para reforçar a importância desse procedimento no seu carro, separamos 5 motivos para efetuar a revisão periodicamente no seu veículo. Mas antes de começarmos, que tal saber qual o prazo para a manutenção? Leia a seguir:

 

Quando devo fazer a revisão do carro?

 

Cada fabricante tem seu próprio prazo para que os motoristas passem o carro em um check-up.

 

Como a indicação de revisão tem ligação a quilometragem rodada, muitos proprietários deixam de fazer a manutenção por rodarem pouco, por exemplo. Mas, se o carro roda pouco ou muito, a revisão é necessária do mesmo jeito. 

Normalmente, as montadoras orientam que o procedimento seja feito de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil km rodados. Esse prazo pode ser diferente entre os fabricantes, então caso tenha dúvidas, consulte o manual do seu veículo. 

 

Os motoristas também devem revisar o carro antes de viajar. 

 

Quanto a questão da quilometragem, carros que rodam pouco e ficam muito tempo sem uso, também devem passar pela manutenção. O fato de ficarem parados não minimiza os riscos de terem problemas.

 

Isso porque a revisão do carro engloba diversos serviços que são essenciais para o seu funcionamento. 

 

Na revisão, o mecânico irá averiguar:

 

  • Óleo;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Freios;
  • Direção;
  • Amortecedores e suspensão;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Filtro de combustível e do ar-condicionado.

Deixar de fazer o check-up pode trazer uma série de problemas para você. E falando nisso, vamos falar um pouco sobre os motivos para não perder as revisões do seu carro? Continue acompanhando. 

 

1) Menos gastos

 

Quando não passam por manutenção, peças com defeitos tendem a gerar uma reação em cadeia. Isso quer dizer que um componente ruim irá afetar outros e, no fim, você gastará bem mais com manutenção do que se tivesse feito-a preventivamente. 

 

Fazer a revisão do carro dentro do prazo te permite uma programação, incluindo os gastos com ela. Assim, você gastará somente o necessário e ainda mantém o seu carro funcionando perfeitamente. 

 

2) Passageiros mais seguros

Imagine que você resolveu viajar com a família e no meio do trajeto o seu carro quebra. Pode ser que não seja nada, mas também pode resultar em algo mais grave, como um acidente de trânsito. 

 

Nem preciso dizer que isso pode ser evitado com a manutenção preventiva. Inclusive, a revisão do carro é indicada para que seja feita antes de uma viagem, ainda mais se ela não é feita com frequência. 

 

Trocar uma peça que está dando defeito pode evitar muitos problemas para você, como:

 

  • pane elétrica; 
  • mal funcionamento do motor.

 

Mesmo que não esteja com pretensão de viajar agora, siga o prazo das revisões. Até porque, acidentes não ocorrem somente durante passeios. 

 

3) Economia de tempo

 

Você já deve ter escutado aquela expressão “tempo é dinheiro”. Quando o assunto é revisão do carro, isso é uma verdade inegável. 

 

Para muitos motoristas, ficar com o carro parado é um pesadelo, ainda mais quando dependem dele para diversas atividades. Normalmente, os veículos ficam parados quando estão quebrados. 

 

Um conserto por alguma avaria leva bem mais tempo para ser feito do que a manutenção preventiva. 

 

Isso porque o mecânico precisa identificar o problema e buscar por peças, para depois de fato consertá-lo. O que pode levar semanas até ficar pronto. Além disso, a revisão pode acontecer no dia e hora que você preferir. 

 

4) Revisão é sinônimo de garantia

 

Não é a toa que o fabricante determina um prazo para que o seu carro passe por uma revisão. 

 

É comum a montadora determinar a garantia do veículo conforme as revisões, tendo prazos para que elas sejam feitas. Se o motorista perde um destes, pode ficar sem a garantia. 

 

O mesmo vale para as seguradoras. Algumas podem negar o pagamento do seguro caso o carro não tenha feito as revisões indicadas pelo fabricante. 

E não é apenas para os carros recém-saídos das concessionárias. Seminovos e usados também entram nessa regra. 

 

5) Evita a desvalorização do seu veículo

 

A revisão do carro serve como termômetro para um comportamento do proprietário: se ele segue isso à risca, é um dono zeloso, do contrário passa a sensação de descuido. 

 

Na hora da venda, isso conta muitos pontos para o comprador pois significa que ele irá adquirir um carro em boas condições. 

 

Fazer as manutenções garante que o seu carro tem integridade e está em condições boas, muitas vezes como novo. Além disso, as chances dele dar algum problema são menores também e isso conta bastante para quem tem interesse em comprá-lo. 

 

Carros com a revisão dentro do prazo vendem com mais facilidade. 

 

Agora que você sabe de tudo isso, duvido muito que vai perder o prazo para a revisão do carro. 

 

Aqui no blog da Avalie Melhor você encontra muitas dicas sobre o que fazer para vender seu carro com facilidade e tudo sobre  universo dos carros. Clique no botão abaixo e conheça mais. 

 

 

Verifique também

como-vender-seu-carro-sem-perder-dinheiro

Como vender seu carro sem perder dinheiro

Chegou a hora de vender seu carro usado e você quer deixar o veículo mais …